sábado, julho 31, 2010

Vukcevic, o regresso do "herói"

De emprestado a titular no primeiro jogo da temporada, de proscrito a herói, esse foi o trajecto de Vukcevic ao longo dos últimos meses, ele que tantos sentimentos despertou junto de treinadores, colegas e adeptos desde que chegou a Alvalade. Para esta temporada, parecia que o divórcio com o emblema verde e branco era inevitável, apesar da paixão que marcara o início do romance, no Verão de 2007. Contudo, depois de dispensado e de aterrar na Grécia para assinar, por empréstimo, com o Olympiacos, um inesperado volte-face reaproximou os amantes desavindos: Vuk regressou a Alvalade, conversou com Paulo Sérgio e passou a fazer parte de um grupo de trabalho onde hoje desempenha um papel fundamental.
A prova chegou na quinta-feira, durante o primeiro jogo oficial do leão em 2010/11: o agora dono da camisola 77 - durante o período em que parecia que ia deixar o clube, Pongolle tomou a 10 que usava anteriormente - foi titular, na Dinamarca, diante do Nordsjaelland, e foi do seu pé direito que nasceu o único golo da partida, que garantiu o triunfo verde e branco.
A trajectória do montenegrino em Alvalade é repleta de altos e baixos e de momentos de explosão emocional com influência no seu rendimento. Se em 2007/08 foi uma das revelações da Liga, com sete golos marcados em 26 jogos, criando uma empatia invulgar com os adeptos, as duas temporadas seguintes foram prejudicadas pelo claro desentendimento com o técnico de então, Paulo Bento. Vukcevic joga de coração nas mãos, mas nem sempre é sensível às responsabilidades colectivas, comportamento que se revelava incompatível com os princípios defendidos pelo treinador.
Agora, contudo, e depois de uma conversa com o novo técnico, o atleta parece ter decidido ajustar a sua atitude - até rapou o cabelo para vincar a mudança de hábitos -, e o inédito empenho defensivo nos jogos de pré-temporada é disso um bom exemplo, o que, definitivamente, o ajudou a conquistar espaço de relevo nas opções do líder.
Mais, pela primeira vez desde que veste de verde e branco Vukcevic tem agora a oportunidade de actuar na posição que garante ser a sua preferida, sobre o corredor direito. Aí, sem prejuízo da capacidade de ganhar a linha para servir os avançados, pode efectuar diagonais interiores e utilizar o seu temível pé esquerdo para visar as balizas contrárias ou aparecer em zona de finalização.

As épocas de Vuk como leão:
2007/08
Jogos:43
Jogos como titular:31
Golos: 12

2008/09
Jogos: 22
Jogos como titular: 14
Golos : 6

2009/10
Jogos: 24
Jogos como titular: 17
Golos: 2

0 Comentários Leoninos: